top of page

REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

  • Foto do escritor: Wellington Silva
    Wellington Silva
  • 16 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura


Diante do contexto tecnológico que envolve a sociedade hodierna, podemos afirmar que vivemos em um estágio da história humana, no qual a sociedade é pautada pelo desenvolvimento constante de novas tecnologias. Portanto, vivemos em uma sociedade tecnológica.


No entanto, apesar de estarmos situados em uma sociedade tecnológica, a escola parece ser o espaço mais retardatário no que tange a incorporação tecnológica em seus processos de promoção de desenvolvimento humano, a partir de sua função ensino aprendizagem.

Nota-se assim, a urgência de desenvolvimento de projetos, que insira no setor educacional a implementação da tecnologia como ferramentas direcionadas ao desenvolvimento e aprendizado dos alunos. Desta forma, iniciando no ambiente escolar o processo de formação de cidadania digital para nossos estudantes.

Mas é preciso frisar que a implementação da tecnologia no ambiente escolar não pode ser pensada como projeto único, se faz necessário uma observação atenta a realidade política, social e econômica que envolve cada comunidade escolar. Ou seja, o projeto de tecnologia educacional ideal para uma escola, pode não apresentar resultados satisfatórios para outras escolas.

Outro ponto imprescindível para obtenção de resultados positivos a partir da implementação dos projetos de tecnologias educacionais, é o aperfeiçoamento dos professores para o uso das ferramentas e tecnologias. Mas é preciso ir além, é necessário ter a disposição pelo menos como visitante em períodos pré-estabelecidos — ou não — um vínculo com um profissional de tecnologia, pois a manutenção é necessária e constante.

Neste sentido, a configuração ideal para implementação de um projeto de tecnologia educacional, é aquela que leva em consideração a necessidade e a realidade inerente ao conjunto que será envolvido neste projeto. Ou seja, o projeto precisa suprir as necessidades daqueles que serão afetados. E ao mesmo tempo, garantir a continuidade de funcionamento adequado das tecnologias e ferramentas que foram integradas a escola.

Uma observação atenta das condições de desenvolvimento da sociedade hodierna, deixará clara a fundamentação baseada na constante inovação tecnológica, isso significa que a educação não poderá abrir mão de adotar em seu processo de ensino e aprendizagem a tecnologia como ferramenta para este.


Texto escrito em 16 de Janeiro de 2022, como reflexão proposta em uma das disciplinas que compõe o Mestrado em Tecnologia Emergentes em Educação — MUST.


Wellington Silva, é professor de História, Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST. Possui Especialização em Sociologia Política; e em História do Brasil, é Licenciado em História.



 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

"A cura para o tédio é curiosidade. Não há cura para a curiosidade". Dorothy Parker

  • Instagram
  • Facebook

©2022 Reflexões Hodiernas. 

bottom of page